"Cérebros Musculados"

Da glória à depressão, Vanessa Fernandes

06-02-2011 12:12

 

"Vanessa Fernandes vai iniciar em 2011 o ano decisivo de uma carreira preenchida" 29-12-2010

"Problema de Vanessa Fernandes é psicológico"

"Da glória à depressão num penoso caminho dos jovens campeões" 06-02-2011

Um talento precoce

Vanessa Fernandes começou a treinar-se muito jovem, com apenas cinco anos de idade, motivada pelo pai, o antigo ciclista Venceslau Fernandes. Aos 14 anos, já estava licenciada pela Federação Internacional de Triatlo. Aos 16, estreava-se em campeonatos europeus juniores, com um 18.º lugar, e no ano seguinte, em 2002, subia ao pódio dessa mesma competição com um terceiro posto.

Aspectos Psicológicos

Medo de falhar, dificuldades em lidar com a pressão, perda de confiança, desmotivação, cansaço físico e psicológico são apenas algumas das inúmeras razões que podem explicar o abandono precoce de jovens atletas de alta competição. Os campeões são afinal "pessoas frágeis", como as outras que "lidam com dificuldade" com o stress e com o insucesso. "Entram em depressão", quando começam a questionar as razões que os levaram a uma actividade altamente exigente física e psicologicamente e da qual já não tiram prazer, explicam os psicólogos.

Para o psicólogo Sidónio Serpa, quando os jovens entram num processo de alto rendimento, "deixa de existir tempo para socializar, para os amigos. Nessa transição tende a existir um processo de reorganização social. É aqui que acontece a maioria dos abandonos".

"Nos atletas de alta competição a origem social pode ser importante. A redução da vida a essa prática é altamente redutora. A inexistência de outras actividades paralelas pode provocar problemas aos atletas que quando falham no desporto falham na vida".

Hugo Sousa, ex-empresário de Vanessa Fernandes, defende que "as pessoas que existem nas vidas dos atletas criam muita pressão. As famílias projectam-se demasiado. Os pais acabam por ver os filhos como super-heróis. Os atletas não querem desiludir os pais. Por outro lado, pais, treinadores, dirigentes, empresários e patrocinadores, muitas vezes, pensam mais nos seus benefícios que nos problemas dos atletas, levando à falta entendimento na gestão das carreiras”.

Do passado presente até hoje, que falhou!

No Público, por Luís Lopes, afirma que aos 25 anos, quer marcar presença nos Jogos Olímpicos de Londres e encara o ano de 2011 como rampa de lançamento para lá chegar. Com um mês e poucos dias verificasse que esta tal rampa foi mal concebida. Vanessa Fernandes em comunicado “queria comunicar-vos a minha intenção de interromper temporariamente a prática desportiva. Não se trata de um abandono, mas apenas de uma interrupção temporária que me permita regressar em pleno dentro de pouco tempo”. Assim sendo a Federação de Triatlo de Portugal publica no seu site, “Até breve Vanessa!”

"Psicologicamente, a Vanessa não está a funcionar. Trata-se de um problema mais grave do que se tivesse partido uma perna. Vamos esperar que recupere na totalidade. Enquanto isso não acontecer, não adianta andar a treinar", Venceslau Fernandes, pai da nossa Vanessa Fernandes.

Aqui esta representada a importância da Psicologia do Desporto e Exercício…

                                     

Fontes:

https://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1776880 Cipriano Lucas e Sílivia Freches, Diário de Noticias, 06-02-2011

https://desporto.clix.pt/outras/atletismo/vanessa-fernandes-vai-iniciar-em-2011-o-ano-decisivo-de-uma-carreira-preenchida.html Luís , Público, 2010-12-29

https://www.federacao-triatlo.pt/index.php Federação de Triatlo Portugal

https://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=245598 A Bola 03-02-2011

https://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1776325 Nuno Amaral, Jornal de Notícias, 05-02-2011

Voltar

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.